quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cânon A Jesus Dulcíssimo


Teostericto, Monge - (séc. IX)

Jesus dulcíssimo, glória dos apóstolos;
meu Jesus, alegria dos mártires;
Senhor onipotente, Jesus, meu Salvador,
Jesus belíssimo, salva-me a mim que recorro a Ti.
Salvador Jesus, tem piedade de mim,
pela intercessão daquela que te trouxe ao mundo,
e de todos, ó Jesus, os teus santos,
e de todos os profetas;
meu Salvador Jesus,
torna-me também digno das delícias do paraíso,
ó Jesus amigo dos homens.
Jesus dulcíssimo, orgulho dos monges;
Jesus longânime, alimento e beleza dos ascetas,
Jesus, salva-me;
Jesus meu Salvador,
Jesus meu boníssimo,
arranca-me da mão do dragão, Salvador Jesus,
e livra-me de seus laços, Salvador Jesus;
e libertando-me do abismo, ó meu Salvador Jesus,
faze-me sentar à tua direita com as outras ovelhas.
Senhor, Cristo Deus,
que com a tua paixão curaste as minhas paixões
e com as tuas feridas medicaste as minhas chagas,
dá-me a mim, mísero pecador,
lágrimas de compunção.
Perfuma o meu corpo
com a fragrância do teu corpo vivificante
e oferece a doce bebida do teu precioso sangue
para refazer-me da amargura
com que o inimigo deu de beber à minha alma.
Ergue a Ti a minha mente
atraída pelas baixezas terrenas
e levanta-me do abismo da perdição.
Ofusquei a minha mente com afeições terrenas
e não consigo erguer os olhos para Ti;
nem aquecer com lágrimas o meu amor por Ti.
Mas tu, Mestre, meu Senhor Jesus Cristo,
tesouro de todos os bens,
concede-me contrição perfeita
e ardente desejo de lançar-me à tua procura.
Dá-me a tua graça
e renova em mim as feições da tua imagem.
Eu te abandonei,
não me pagues com o abandono.
Vem em busca de mim,
reconduze-me ao teu redil,
e faze-me nutrir-me da relva dos divinos mistérios.
Pela intercessão da tua puríssima Mãe
e de todos os teus santos. Amém.

Texto grego in: Horologion, Roma, 1937, pp. 976-977.
Fonte: GHARIB, Georges. Os Ícones de Cristo. Ed. Paulus 1997
http://www.ecclesia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados(as) os comentários serão analizados logo após postados. Obrigada! Volte sempre!

Oração Ofício da Imaculada